Como escolher a cor do batom a partir da cor da pele

batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. Com ou sem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e marcas, adequando-se a diversos gostos. O nome vem do francês bâton, literalmente “bastão”, embora o cosmético não seja chamado assim em francês.

História

O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. As esposas dos faraós adormavam-se com um intuito de ficarem mais belas, recorrendo sempre ao tom vermelho, sexualmente apelativo, pois os lábios enrubescem ao estímulo de excitação. Durante toda a história da humanidade, o batom foi considerado apenas como um instrumento de poder e manipulação, fazendo com que as mulheres ficassem com cara de reprovação.

Na Grécia, no século II, havia lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento. Na Espanha do século VI, só usavam batom as mulheres das classes mais nobres. Em 1921, o batom ganhou o formato atual de estojo, e começou a ser comercializado em Paris.

Miss Pearl Pugsley, nos Estados Unidos, aos dezessete anos, foi notícia ao ter que retornar para casa, vinda do colégio, por utilizar batom. O batom se tornou objeto do desejo e sucesso foi tamanho que em 1930 os batons dominaram o mercado americano e daí espalharam-se pelo mundo afora.

Há quem diga que o seu formato em bastão foi baseado na sexualidade feminina, nos mundos modernos foi baseado em forma do membro masculino para aumentar a sexualidade feminina e estimular as vendas com o formato inovador, dando mais prazer em fazer uso do mesmo toda vez que pressiona o bastão para fora tocando-o em seus lábios.

No Brasil, na década de 1930, as mulheres usavam muito para a sedução nos cabarés. Na sociedade distinguia-se uma moça virgem, das que não eram, pelo batom que usavam, mulheres virgens usavam tons mais claros.

O batom é um item indispensável na maquiagem de inverno, já que as tendências para o outono/inverno 2012 pedem uma pele mais natural e destaque para a boca. No entanto, muitas mulheres ficam em dúvida na hora de escolher o batom mais adequado para seu tom de pele, pois ficam com medo de ousar e acabar saindo por aí com uma cor não muito apropriada para seu rosto.

Batom Certo Para Cada Tom de Pele

Pele branca rosada

Este tom de pele não suporta maquiagens muito carregadas. Na hora de escolher o batom prefira aqueles em tons como laranja, vermelho, rosa e lilás.

Morena clara

As morenas claras devem procurar cores acesas, como vermelhos, rosas e marrons aquecidos, pois dão destaque ao rosto da mulher.

Morena

Os lábios das mulheres morenas pedem tons de laranja, vermelho-amarronzados e marrons. Mulheres com este tom de pele devem tomar bastante cuidado na hora de fazer a maquiagem, pois alguns tons muito claros podem dar um ar pálido.

Oriental

As orientais devem optar por cores como marrom, vermelho ou malva. Para ousar, deixe a boca em destaque com um batom vinho, principalmente em eventos à noite.

Negra

Mulheres com pele negra ficam bem com tons de ameixa, amora, vinho, chocolate e café. Batons beges também criam um efeito suave e proporcionam hidratação aos lábios.

Lançamentos Outono/Inverno

Várias marcas lançaram novos produtos para o outono/inverno 2012, onde muitos deles possuem preços acessíveis e boa qualidade, como no caso dos batons da linha Color Trend da Avon, que lançou uma edição limitada criada especialmente para festa junina.

Os batons fazem parte da coleção Pop Love, os quais contam com aroma e gostinho de maçã do amor, beijinho, pé de moleque e doce de abóbora, já que os mesmos foram criados em uma edição limitada para festa junina.

As cores são lindas. O “Pé de moleque” é um nude com brilho, bem discreto. O “Beijinho” é puxado para o lilás (cor que está super na moda), o “Maçã do amor” é um vermelho muito bonito e o “Doce de abóbora” puxa bastante para o coral.

O Boticário também lançou diversos batons com efeito mate, outra tendência para o outono/inverno 2012, onde as mulheres podem deixar a boca com efeito opaco ou molhado, através do uso de gloss labial.

Cores De Batom Para Cada Tom De Pede

Sabe qual é a cor de batom que fica melhor em seu tom de pele? Não?

Então vamos lá :

Pele negra: vinho, berinjela, marrrom, chocolate, bronze (queimado), vermelho.
Pele com sardas: bege, caramelo, goiaba, rosa claro, pêssego, vermelho.
Pele madura: bege, caramelo, goiaba, pêssego, salmão, vermelho.
Pele clara: rosa, caramelo, bege, pêssego, vinho, vermelho.
Pele morena: caramelo, laranja, goiaba, marrom-avermelhado, bronze, vermelho.

Acho que todas perceberam que o vermelho combina com todos os tons de pele. É importante saber sempre o que combina com o tom de pele, para ter uma harmonia na hora de aplicar as cores.

Lembrando que agora tem a  moda dos batons coloridos, e quem tem um estilo moderno pode abusar das cores.

Via Cultura Mix

Deixe um comentário