Dicas para o sucesso da sua franquia

Leia entrevista com o diretor geral da D’pil, Marlon Sampaio, e saiba como ele venceu desafios do mercado para alavancar negócios no Brasil 

Apesar de algumas dificuldades, como altos impostos, burocracia, falta de incentivos por parte do governo, além das questões culturais e legislativas, franquias estrangeiras buscam cada vez mais alavancar negócios no Brasil. Impulsionadas principalmente pela crise econômica nos Estados Unidos e na Europa, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), 160 companhias do exterior já atuam no mercado brasileiro. A rede de estética D’pil é um exemplo de franquia brasileira que obteve êxito em suas operações importando tecnologia da Espanha.

Marlon Sampaio, diretor geral da D’pil, aliou-se a um investidor que trouxe a técnica de fotodepilação da Europa para o Brasil em 2009. A empresa tem expandido cada vez mais sua atuação e já conquistou 460 franqueados.

“O constante avanço econômico que o País vem vivendo, sua população economicamente ativa e o crescimento médio de 1,64% no PIB são os principais fatores que impulsionam a vinda de franquias ao Brasil”, explica Marlon.

Principais vantagens e desafios do mercado brasileiro

Para o diretor da D’pil, os principais desafios são os altos impostos, as questões burocráticas e a falta de incentivo do governo ao empreendedor. Por outro lado, os brasileiros têm grande aceitação por produtos importados, uma grande vantagem para as franquias estrangeiras.

Primeiro passo a ser dado ao trazer uma marca para o Brasil

Marlon Sampaio conta que o ideal é apostar em parceiros com conhecimento local, qualificá-los e, se possível, não optar por master franqueados, pois, além de monopolizarem a região, eles podem descaracterizar o serviço aplicando hábitos pessoais. Segundo ele, pequenos parceiros trazem mais segurança para a marca.

O que fazer com a burocracia alfandegária e os riscos cambiais

Ter conhecimento dos costumes e da legislação local é fundamental para a evolução dos negócios. Para saber se o negócio pode ou não dar certo, é necessário incorporar ao “Plano Negócio” todos os custos inerentes e contabilizar um coeficiente de risco para o caso de riscos cambiais. “Hoje já é possível contar com um fornecedor local com as mesmas qualidades do país de origem”, complementa Marlon.

Como saber se meu serviço atenderá à demanda local?

O executivo da D’pil diz que o principal ponto de partida é saber claramente qual público será atendido, principalmente em um país com diversas misturas, climas variados e classe econômica diversificada. No caso da D’pil, eles optaram por focar nas classes B e C com tratamento estético a um preço acessível.

Exemplos de ações de marketing para pulverizar a marca pelo País

Os maiores investimentos em marketing da D’pil atualmente são no Google, assessoria de imprensa e mídias online, além da circulação publicitária, direcionamento ao público interessado no assunto e mensuração dos resultados. A rede também realizou uma releitura em seu logotipo e layouts após dois anos de criação da marca com elementos que remetem ao “tropical” e à identidade brasileira, característica não encontrada nas unidades da marca em outros países.

E a concorrência? Como se diferenciar?

A melhor forma para se diferenciar dos concorrentes nacionais é sendo melhor que eles. Para o diretor da D’pil, concorrência sempre haverá e caberá a cada franquia buscar seus diferenciais não induzindo o consumidor ao erro.

Empreendedorismo cresce no Brasil

Mesmo com tantos desafios, o ambiente econômico brasileiro favorece consideravelmente a abertura de empresas.

Segundo avaliação do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) realizada no período de 2010 e 2011, o Brasil já ocupa a segunda posição no ranking mundial de empreendedorismo, com 19 milhões de empreendimentos. O País apresentou um crescimento da ordem de 7,2% de novas empresas por ano. Somente neste período foram formalizados mais de dois milhões de Empreendedores Individuais segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A expectativa é que esse número continue crescente, sobretudo com o cenário promissor que se anuncia para os próximos anos no Brasil, com a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.

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