Ultrassom de
Alta Frequência

O QUE É ?

iStock-939250650

O ultrassom é um dos métodos de tratamento mais utilizados pelos terapeutas para intervenção nas propriedades mecânicas de tecidos lesionados, dentre outras aplicações, como na área da estética. Foi no final da década de 40 e início da década de 50 que se conseguiu com sucesso a primeira aplicação do ultrassom em medicina, sendo que a partir de então sua evolução progrediu rapidamente.

O método de funcionamento do ultrassom está baseado na contração de um cristal;

são utilizados cristais cerâmicos sintéticos que têm propriedades piezelétricas. Ao se colocar um material piezelétrico num campo elétrico, as cargas interagem e produzem tensões mecânicas. Quando a corrente for desligada, o cristal retorna à sua forma original. Esta ação mecânica provoca a emissão de ondas ultrassônicas com frequência igual à corrente recebida ou à corrente que incide sobre o cristal dentro do transdutor. O cristal precisa ser cortado com dimensões apropriadas, sendo a espessura o mais importante, de modo que ressoe na frequência escolhida e assim alcance a máxima vibração.

COMO FUNCIONA?

Os efeitos do ultrassom dependem dos seus parâmetros de aplicação. A quantidade de energia que irá alcançar um local específico estará relacionada com as características do ultrassom, ou seja, com a frequência (modo) que a onda será gerada (intensidade), influenciando diretamente na produção de efeitos térmicos e não térmicos.